quarta-feira

Reunião, ERELIC e andamento do projeto.


Quarta, 23 de Outubro.

A primeira parte da reunião de hoje foi dedicada ao ERELIC - Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste. A professora Andréa nos falou sobre o que era e a importância do evento que ocorrerá durante os dias 15, 16 e 17 de dezembro de 2019, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL). Falou também da obrigatoriedade de nossa participação no mesmo, lembrando que esses eventos são fundamentais para a nossa formação.

 Encerrada essa primeira etapa da reunião, nossas colegas Welita e Valquisandra foram convidadas a apresentar para os demais pibidianos o andamento do projeto e as produções do jornal escolar. Elas, além de contar suas experiencias, mostraram algumas crônicas e memes produzidos pelos próprios alunos, algumas produções muito boas. Um fato interessante, foi uns colegas terem perguntado sobre as correções dos textos e os professores terem sugerido que fizéssemos algumas observações, no entanto não corrigíssemos demais os textos para não tirar a sua originalidade, tipo, não fazer um outro texto.

Em nosso próximo encontro outros dois colegas falarão sobre suas turmas. Assim ficou combinado.

21 e 23 de Outubro. Ainda sobre os jogos.

Quarta, 23 de outubro.

Deveríamos ter retornado nossas atividades esta semana, já faz um tempinho que não nos encontramos com a turma devido a série de eventos que ocorreram um após o outro, mas por incrível que pareça os jogos internos do Onelia ainda não terminaram. Embora a turma da manhã já tenha feito o seu encerramento houve atraso no da tarde.

E mais uma vez os alunos do 9° ano C  estarão envolvidos em atividades fora da sala de aula. A nós, resta apenas aguardar ao nosso próximo encontro e esperar que não inventem mais nada.


XII Semana de Letras, na FALE.

Quarta, 16 de Outubro.

De 15 a 18 de outubro haverá a XII Semana de Letras na FALE, ao mesmo tempo que continuam os jogos internos na Escola Estadual Onelia Campelo.

Fomos incentivados, a aproveitar a falta de atividades no Onelia, a participar das palestras e mini cursos da semana de letras, e alguns de nossos colegas do PIBID também farão uma apresentação de nosso subprojeto.

Sendo assim, também não haverá nossa reunião com os coordenadores no final da tarde de hoje.

Jogos internos

Segunda, 14 de outubro.

Começaram hoje, os jogos internos do Onélia. Com as aulas suspensas e dedicação total de nossos alunos aos jogos, também fomos dispensados de nossas atividades presenciais na escola.

Foco na noticia, Jornélia News

Quarta, 09 de Outubro.

As duas aulas de hoje foram dedicadas a nosso projeto, primeiramente explicamos mais uma vez nossa proposta e a importância da atividade, em seguida separamos os grupos, ficando cada um de nós responsável por uma equipe, dividimos também os assuntos, com sugestões para compor os cadernos do jornal.

Minha equipe ficou responsável para falar sobre utilidade pública, educação ou profissão. São temas que não os interessaram nenhum pouco, eles queriam falar sobre cultura, esportes, lazer e etc.

E por falar em equipe, tenho um grande desafio pela frente. Fiquei com "a galera do fundão" como eles mesmos falam. São jovens que faltam bastante as aulas e tem pouco compromisso com as atividades do professor Ricardo. Espero poder fazer a diferença e envolve-los no projeto.
Segunda, 07 de Outubro.

Com o fim do semestre de 2019 na UFAL, sucedido pela semana de provas e a semana de recuperação do Onélia, tivemos duas semanas de recesso. Tempo que serviu para um breve descanso mas também para por as atividades em dia.

Na semana passada,  tivemos o início da semestre de 2019.2, e aconteceu também na FALE o Encontro Nacional de Linguística Aplicada (ENALA). Assim sendo, retornamos hoje com nossas atividades do PIBID na Escola Onélia Campelo.

Hoje apenas acompanhamos as duas aulas do professor Ricardo e combinamos com ele o que faríamos na quarta em nosso próximo encontro com a retomada das atividades de nosso jornal escolar.

terça-feira

Paralisação dos técnicos da UFAL.

Quarta, 02 de Outubro.

Devido a paralisação dos técnicos da UFAL não teremos nossa reunião está semana.

O PPP do Onelia Campelo

Segunda feira, 2 de Outubro.

 Não haverá aula no Onélia  hoje. Os professores e a coordenação da escola estarão em reunião e um dos motivos é a atualização do PPP, que se não me engano, em nosso levantamento etnográfico, constatamos que datava do ano de 2011. Espero que a reunião seja produtiva e que o principal objetivo seja alcançado pois um PPP tão desatualizado quase equivale a não ter.

segunda-feira

No ar!!! Jornélia News

Segunda feira, 26 de Agosto.

Atendendo a nova proposta dos coordenadores, a umas duas semanas, estamos trabalhando com os alunos do Onélia Campelo o desenvolvimento de nosso jornal escolar. Sob a supervisão do professor Ricardo estamos propondo diversas atividades afim de coletar dados a serem publicados futuramente.

Atualmente estamos trabalhando com uma pesquisa feita por nossos alunos com nossa orientação. Trata-se de uma serie de perguntas que serão feitas aos próprios alunos do Onélia.  Nosso objetivo é falar do colégio sob a ótica dos próprios alunos, o que eles pensam da estrutura e das relações com os colegas e funcionários.

Aparentemente estão mais empolgados com o projeto, o quê nos deixa bastante animados porque enfrentamos muita resistência com o projeto literário, mas ao que parece, já estamos colhendo os frutos. Agora é só aguardar aos próximos dias e ver o desenvolvimento do projeto.

De volta para o Onélia!!!!

Segunda, 15 de julho.

Finalmente retornamos a escola e nosso único objetivo hoje era apenas assistir a aula do professor Ricardo. Mas, a exemplo do que tinha feito com as outras turmas, o professor pediu que no final da segunda aula nós falássemos as nossas impressões quanto ao projeto de literário.

Assim o fizemos, agradecemos a turma por seu empenho e mostramos o quanto estávamos satisfeitos com o trabalho deles, demos também a palavra para que eles pudessem falar o que acharam. Uns se mostraram um pouco insatisfeito com o próprio desempenho, acharam que a apresentação poderia ter sido bem  melhor, um outro já disse que o projeto desse ano foi melhor que o do ano passado e outros só falaram que gostaram, mas não quiseram justificar. Pra encerrar, eu repeti que estava muito feliz porque o projeto tinha saído apesar de tudo e que todas as dificuldades serviriam de aprendizado. O foco é que ano que vem eles se esforcem e façam um trabalho ainda melhor.


De volta para o Pibid!!!!

Quarta-feira, 10 de julho.

Depois de um breve recesso no E.E. Onélia Campelo retomamos nossas atividades no PIBID.

Primeiro, com uma reunião com nossos coordenadores, semana passada. Que foi, basicamente para informar o que faríamos neste ultimo semestre, e também para passar algumas atividades que ocorreriam na escola.

Na terça, dia  09. Eu, Daniella, Jadson e os professores Ricardo, Andrea e Luiz Fernando, tivemos uma reunião com Dany, coordenadora geral do PIBID. O que ela queria, era saber sobre o andamento de nosso sub-projeto, e nossa missão, informa-la ao máximo. A reunião durou bastante tempo, mas não foi cansativa, muito pelo contrário, estava mais para uma agradável conversa e a Danny, uma pessoa muito legal. No fim, ela disse que estava bem satisfeita com o andamento de nosso projeto.

Na quarta, dia 10. Teriamos nossa reunião semanal, bom na verdade até tivemos, mas de forma bastante reduzida pois estava faltando energia na UFAL. Mesmo assim, rapidamente os coordenadores conversaram com a gente, passando informações da reunião do dia anterior, reorganizando os grupos e passando as instruções finais antes de nosso retorno a escola.

Temos que dar continuidade ao nosso projeto de letramento e transmidea, mas temos também que dividir o tempo com dois projetos da escola e uma gincana. Então, temos muito o que fazer, porém estamos dependendo da organização dessa agenda aí. Nos resta agora, aguardar e ver o que podemos fazer.

quarta-feira

Projeto Literário EEOC 2019, agora vai!

Quarta, 5 de junho.

Não vou dizer que foi fácil. Tivemos momentos de frustrações, bateu o cansaço e o desanimo que foram frutos do choque da expectativa x realidade. Chegamos a pensar que o projeto seria um fracasso e acabaria nem se quer saindo, ou no mínimo deixaria a desejar. Porém, apesar toda rejeição, na maior parte do tempo mantínhamos o otimismo, agarrado ao esforço daqueles que estavam compromissados e trabalhando para o sucesso do projeto.

A apresentação foi no patio da escola, que estava lotado por sinal, outras equipes também se apresentaram. Teve encenações, danças e exposições das obras.

Com relação a nossa turma, fiquei bem satisfeito com o trabalho deles. Compareceram, como o combinado, enfrentaram a timidez e apresentaram o livro com cartazes, maquetes e falando sobre a obra, descrevendo enredo e personagens.

Como nem tudo são flores, um dos grandes destaques da tarde ficou por conta da desorganização do evento e principalmente a disponibilização dos meios para que fossem feitas as apresentações, o som especificamente que era tão fundamental para as apresentações e de péssima qualidade, horrível, não se entendia nada, parava a musica no meio das danças o que causava uma grande vaia, não a quem estava dançando mas o próprio som que era vaiado, mesmo assim são vaias, enfim...

Resta a esperança que tenha ficado o aprendizado e que o esforço de nossos alunos seja mais reconhecido em uma futura apresentação.

E o projeto, valeu apena? Para mim sim, com toda certeza do mundo, aprendi e continuo aprendendo muito, fiquei muito feliz de maneira especial com a minha equipe, equipe livro vcs foram demais...

Agora é saber qual será a próxima missão.

O grande dia da apresentação. Só que não!!!!!

Segunda, 3 de junho de 2019.

Hoje seria o tão esperado dia da apresentação do projeto literário no colégio Onelia Campelo, cheguei até a ir a escola, mas quando estava a poucas quadras de lá, encontrei uma aluna voltando para casa com os cartazes da apresentação, que tinha sido cancelada. Segundo ela por problemas no som. Sendo assim ficará para próxima quarta.

Projeto literário + QR Code

Quarta, 22 de maio.

O dia de hoje foi inteiramente dedicado ao projeto. Pedimos, então, para que mostrassem suas produções, como não tinham quase nada há mostrar, aproveitamos o tempo para produzir alguns cartazes, poemas e discutir ideias de possíveis produções futuras. Iniciamos também nosso roteiro de apresentação.

Uma outra atividade bem interessante foi a afixação dos cartazes do QR-Code, produzidos e solicitado pelo professor Luiz Fernando, com a ajuda de Jadson Silva. Esse QR Code servirá para que os alunos do Onélia possam escaneá-lo e ter acesso direto ao nosso site, O Código Literário, onde poderão ver material de nossos blogs, poesias e vários livros em PDF, que estarão disponíveis para download ou leitura online. Não é ótimo? Facilita muito a vida de todos.

Daniela e Camila colando os cartazes, divulgando o nosso QR-Code.

Oração subordinada adverbial final reduzida de infinitivo e ... faltou espaço :,(

Segunda, 20 de maio.

Nesta segunda tivemos a belíssima oportunidade e a sorte de lembrar das orações subordinadas, esse assunto maravilhoso que tanto alegrou nossa infância... Eu realmente não lembrava que eram tantas.

Ao término desta aula voltamos a falar sobre o projeto, nosso tempo esta acabando e ainda há muito a ser feito. Procuramos saber deles o que já estava pronto (quase nada) e demos novas instruções acerca de como seria nosso próximo encontro. Aproveitamos também para reforçar que o sucesso do projeto estava mais nas mãos deles que na nossa.

Apesar das dificuldades, sinto que o envolvimento de alguns deles, assim como o interesse, está aumentando, pena que são minoria. Resta saber agora como será o desempenho deles no nosso próximo encontro, que será a hora de realmente por a mão na massa. 

domingo

Um dia diferente.

Quarta, 15 de maio.

Hoje foi um dia bem diferente para nós que fazemos parte do PIBID Letras UFAL. Hoje foi dia de cair em campo e lutar pelo futuro da educação em nosso país. Participamos da manifestação contra o corte de verbas da educação, imposto pelo governo federal.

Desde o dia de ontem que estamos nos mobilizando, nós confeccionamos vários cartazes e algumas faixas, para serem usados no ato.

 A manifestação foi muito bonita, pacífica e contou com a participação de muita gente, bem mais do que eu esperava. Só o final que foi um pouco desorganizado, o pessoal se despeçou e ficamos sem saber se ainda teria alguma coisa e como seria as exposições de trabalhos e projetos. Mas o objetivo principal foi alcançado. Alunos, professores, trabalhadores da educação e outras pessoas que abraçaram a causa, saíram as ruas e fizeram ouvir sua voz.


Pibid e os Feras 2019.1

Terça, 14 de maio.

Atendendo a um pedido da professora Andrea, nossa coordenadora, eu e Elvys fomos dar as boas vindas aos feras 2019.1 e falar sobre o PIBID. Apresentar nosso subprojeto, contar nossa experiencia vivida dentro da realidade de uma sala de aula e como nós pibidianos influenciamos no dia a dia da escola.



Foi uma experiencia bem legal. Não pude deixar de lembrar que há alguns anos atrás era eu que estava ali sentado no lugar deles, entrando na faculdade, cheio de expectativas e realizando um sonho que tinha adiado tantas vezes. Não tínhamos muito tempo então foi um bate papo bem rápido, mas acredito que conseguimos passar o máximo possível e alcançar o objetivo, que era fazê-los conhecer o que é o PIBID e o que fazemos em nosso subprojeto.


Mais um dia, mais uma oportunidade.

Segunda, 13 de Maio.



A aula de hoje foi sobre oração subordinada, um assunto um pouco complicado, deu pra perceber devido a dificuldade dos alunos em compreende-lo. No entanto o professor explicou bastante, repetiu varias vezes e trouxe material próprio além do livro. Ao final da aula ele começou um exercício fixação mas pouco tempo depois tocou o intervalo.


Na segunda aula continuamos com o exercício, ao termina-lo o professor começou a falar do projeto literário com os alunos, com foco nas atividades e alertando para a falta de tempo. Em seguida eu e Jadson começamos a saber dos alunos o quão avançados estavam nas tarefas do projeto e demos instruções para a semana toda, já que não iremos ao colégio na próxima quarta.

Quarta-feira temos outro compromisso. Todos os pibidanos, os nossos coordenadores Andrea e Luiz Fernado e o professor Ricardo estaremos participando da paralisação nacional da educação, uma mobilização de professores e alunos de toda rede publica, protestando contra os cortes de verbas para educação.



Quarta, 08 de maio.

Agora temos pouco mais de um mês até a culminância do projeto literário. Por mais que trabalhemos vem ficando cada vez mais difícil de organizar as atividades, o que faremos no dia do projeto, para ser mais preciso. Grande parte dessa dificuldade deve-se, a boa parte da turma que insiste em não se envolver com o projeto, e tem também aqueles que falam, falam, mas na hora do vamos ver, nunca entregam as atividades.

Nosso objetivo hoje foi justamente despertar neles essa realidade, arregaçar as mangas e botar as coisas pra andar, porque bom ou ruim esse projeto vai sair, sendo assim que seja bom, para que todo trabalho tenha valido apena.

Reunimos a turma nos três grupos que se apresentarão e chamamos esses grupos de equipe livro, equipe filme e equipe mitologia, esse ultimo porque tem tudo haver com a história de Percy e porque mitologia além de sua carga de portância e influencia também desperta o interesse de muitos.  Camila ficou com a equipe mitologia, Daniela com a equipe filme enquanto eu e Jadson ficamos com a equipe livro. Apesar de toda dificuldade mencionada, estou bastante otimista quanto ao projeto, acredito que nossos alunos se sairão bem.

No final da tarde, após o termino das atividades no Onélia, nossa turma fez uma reunião no CEDU para alinhar alguns detalhes que estava faltando e começar a ver o que levaríamos na próxima segunda para apresentar ao professor Ricardo.

As equipes e o projeto.

Segunda, 06 de maio.

Nossa missão no dia de hoje era ajustar diversos pontos para facilitar os trabalhos em nosso projeto. A alguns dias atrás, em uma conversa com o professor e um dos coordenadores da escola, Camila ficou sabendo que o projeto não seria como nós estávamos pensando, ou seja, algo tipo uma feira de ciências. Muito pelo contrário, seria uma apresentação de no máximo 30 minutos, feita pelos alunos no patio da escola. Tendo isso em vista, percebemos a necessidade de reformular completamente nossos planos.

Informamos o ocorrido ao professor e pedimos licença para sair e dedicar o tempo da primeira aula a uma reunião extraordinária, afim de decidir o que fazer. Dentre as decisões tomadas a principal foi mudar as equipes que antes eram quatro com os nomes de personagens: Percy, Brunner, Hades e Medusa. E agora passou a ser apenas três, mais especificas e com nome que se refere ao papel de cada uma, são elas: Equipe Livro, sob a supervisão minha e Jadson, Equipe Filme, supervisionada pela Dani e Equipe Mitologia que ficou sob a responsabilidade da Camila.

As equipes apresentam o livro.

Segunda, 29 de abril.

Já estamos a bastante tempo envolvidos com o projeto literário. E para mim, de todas as atividades realizadas até hoje, está é a mais importante, por ser a mais completa e a que mais se aproxima da culminância do projeto.

A atividade de hoje é tipo um seminário onde eles teriam de passar para a turma o resumo dos capítulos do nosso livro de trabalho, assim cada equipe ficou responsável por 3 capítulos. Eles deveriam observar também a importância dos personagens que aparecem em cada capítulo e a lição de moral, tipo, o quê o personagem ou o ocorrido ensina?

Aproveitamos a oportunidade para ensina-los como deve ser e como se comportar em um seminário. Aos que apenas liam um resumo escrito em um pedaço de papel, fazíamos varias perguntas, forçando-os a parar de ler e falar o que realmente sabiam. Como esperado, a apresentação não foi lá grandes coisa, isso porque estava claro que eles não se preparam o suficiente, porem uma das equipes se destacou e muitos alunos se saíram bem também, enquanto uma outra equipe não se apresentou porque ninguém tinha feito nada.

Ao final das apresentações reforçamos alguns pontos relevantes e falamos de como eles deveriam dar continuidade a leitura, sempre observando da mesma maneira que fizeram para o seminário. Quanto a equipe que não se apresentou, o professor Ricardo lembrou que o projeto era parte da nota desse bimestre e recomendou que se esforçassem mais pois ele estava observando o interesse e desempenho de todos.

O tão esperado dia do filme.

Quarta, 24 de abril.

Enfim chegou o grande dia do filme, tão esperado por nossos alunos e por nós também. O professor Ricardo reservou o auditório da escola, eu levei o filme, Jadson o notebook, Camila e Daniela tiveram a excelente ideia de prepararmos um lanche para nossas crianças, e todos somos responsáveis pelo sucesso da tarde de hoje. Onde demos a eles a oportunidade de assistir ao filme não passivamente, como de costume, mas com um olhar crítico, atento ao que acontece, buscando sentido em tudo, e rindo do que não faz sentido.

É claro que os cem por cento era improvável, tinha que ter aqueles que não deram muita bola para o filme e tinham a atenção chamada constantemente, todas as vezes que pedíamos silêncio. Mas esses, foram tão poucos que não chegaram a prejudicar realmente  aos que queriam assistir.

Agora nossa próxima atividade é pedir para eles apontarem as diferenças entre o livro e o filme, e por falar em filme, podemos explora-lo de varias maneiras, temos conversado muito sobre e os meninos têm tido boas ideias.

Foto, retirada na maior cara de pau, do blog de Jadson Silva.
Estava tão empolgado com o filme que esqueci de tirar as minhas próprias fotos.

Transitivo ou intransitivo?

Segunda, 22 de abril.

Hoje, eu e meus colegas, apenas assistimos a aula do professor Ricardo. O assunto foi verbos transitivos e intransitivos, direto e indireto. Excelente oportunidade para rever um assunto que até hoje não pode ser considerado um dos mais simples, justamente por isso, não fiquei admirado com a dificuldade da turma. Na segunda aula o professor trouxe, em fotocópias, vários exercícios
relacionado ao assunto.

No final da aula, recolhemos os trabalhos atrasados das aulas anteriores e relembramos do filme que assistiremos próxima quarta e da apresentação do dia 29, próxima segunda.

Quem foi Jorge de Lima???

Quarta, 17 de abril.

Quem foi Jorge de Lima? Essa foi a pergunta feita pelo professor Ricardo no inicio da aula de hoje. E para nossa "não" surpresa, 98% dos alunos nunca tinha ouvido falar e os outros 2% disseram que já tinha ouvido, mas não souberam dizer nada sobre o poeta. Após uma breve apresentação do poeta alagoano, nascido em União dos Palmares23 de abril de 1893, o professor trouxe para turma o poema do nadador e em seguida fez a analise do mesmo.

Jorge de Lima
Jorge de Lima
Poema do Nadador
A água é falsa, a água é boa.
Nada, nadador !
A água é mansa, a água é doida,
aqui é fria, ali é morna,
a água é fêmea.
Nada, nadador !
A água sobe, a água desce,
a água é mansa, a água é doida.
Nada, nadador !
A água te lambe, a água te abraça,
a água te leva, a água te mata.
Nada, nadador !
Senão , que restará de ti, nadador?
Nada, nadador.
Ao término dessa aula, voltamos a falar sobre o projeto literário. Jadson tem pedido, aos alunos que gostam de desenhar, para fazerem trabalhos com desenhos relacionado ao livro, uma dessas atividades foi uma releitura da capa e o resultado foi esse...
Desenho: João Victor, 14 anos. Foto: Jadson Silva.
Em seguida pedimos para que eles se reunissem com suas equipes e produzissem algo que ajudasse a recontar os capítulos do livros que já tinham lido. Poderia ser uma poesia, uma tirinha (quadrinho), um desenho etc. A maioria escolheu desenhar e como nem todos terminaram a tempo, deixamos para serem apresentados na próxima aula.

Preparamos uma apresentação e fizemos um quiz.

Segunda, 15 de abril.


Na primeira aula de hoje apenas acompanhamos o professor. Ele explicou aos alunos como seria o sistema de avaliação do segundo bimestre e passou um cronograma dos assuntos.


Na segunda aula chegou nossa vez de falar do projeto. Os alunos estão separados em 4 grupos, cada grupo tem o nome de um personagem do livro. Ainda na luta para que eles entreguem a leitura do livro, decidimos passar uma apresentação onde cada equipe deveria apresentar para a turma um resumo de seus capítulos, ficando três capítulos para cada grupo. 

Depois das explicações de como seriam as apresentações e de tirar as duvidas, partimos para o segundo momento.

Preparamos um QUIZ com perguntas sobre o livro. Colocamos no quadro os números de 1 a 20, sendo que cada número estava relacionado a uma pergunta, eles escolhiam o número e nós fazíamos a pergunta equivalente. Eram pergunta de conhecimento gerais, ou seja, personagens, acontecimentos, lugares e etc.

O resultado foi muito bom, deu pra sentir o interesse deles e a vontade de participar do quiz. Infelizmente seus conhecimentos não acompanhavam a empolgação, mas eu senti que a turma está avançando, pouco mas avançando, e isso é ótimo.




terça-feira

Reunião: Luiz Fernando e Elvys.

Quarta, 10 de abril.

Reunião bastante instrutiva. Hoje o professor Luiz Fernando estava sozinho, a professora Andrea teve que atender outro compromisso e eles se dividiram nas tarefas.

O professor iniciou falando de sua ultima postagem, o que me fez lembrar que temos sempre de estar atento ao blog deles, de nossos colegas também. Em seguida começou uma formação falando sobre alguns aspectos do letramento mas abordando principalmente a transmídia. Ele nos deu várias ideias de como trabalhar com a transmídia em sala de aula: Jogos, quebra-cabeça, caça-palavras, filmes, HQs entre outros.


Agora chegou a hora de nosso colega Elvys expor sua experiencia de leitura. Ele falou sobre um livro no qual é muito, muito fã. A culpa é das estrelas de Jhon Green. Descontraído, como sempre, Elvys falou da importância que o livro teve para ele e que não só o marcou, como também foi a porta de entrada da literatura em sua vida. Nós ficamos bem envolvidos com sua apresentação. A pedido do professor Fernando, gravei um vídeo que poderá ser usado futuramente em um outro projeto que estamos envolvidos, o Booktuber.



Ao término da apresentação o professor quis saber de nós, como estava o andamento do projeto literário, então, cada grupo falou do que tinha feito e como estavam conduzindo os trabalhos com os alunos do Onélia. Podemos perceber que a dificuldade das outras turmas não é muito diferente da nossa.









Vamos ler juntos, então?

Quarta, 10 de abril.

Aula de redação, foi assim que o professor Ricardo iniciou suas atividades com os alunos do 9° ano C, da E.E.O.C. nesta quarta-feira. Bateu a nostalgia no primeiro momento, a quantos anos não tinha essa aula. O interessante é que o professor produziu (tipo, ele mesmo) um cartaz para ajuda-lo a explicar como deveria ser produzido uma dissertação, as partes que compõem e o que fazer em cada uma delas. Nós auxiliamos na aula. Acho quê, tirando o projeto, foi a primeira vez que o auxiliamos de fato.


Na segunda aula organizamos os alunos com suas carteiras em formato de "U" e fizemos a leitura do livro em grupo. Cada um lia uma pequena parte, além dos alunos nós também participamos da atividade, e sempre que julgava necessário, eu explicava para eles o que se passava, contextualizando, falando de mitologia ou dos personagens, já que para muitos tratava-se da primeira leitura.

O desafio agora é buscar meios para que essa leitura avance, ainda não sabemos como, mas temos que contornar essa situação. Incentivar os jovens a ler é um grande desafio que deveria começar dentro de casa, mas como, infelizmente, isso não condiz com nossa realidade, alguém tem que fazer.


Ficção ou realidade?

Segunda, 8 de abril.

Em nosso primeiro contato com os alunos, no dia de hoje, cobramos as atividades passadas na aula anterior. Para nossa "não" surpresa quase ninguém tinha feito, então pedimos para que tivessem mais atenção para com o projeto, afinal estávamos fazendo de tudo para tornar a atividade o mais prazerosa possível, muitas atividades recreativas, dinâmicas, filme daqui a uns dias... Sendo assim, nada mais justo que eles correspondessem a nossos esforços, valorizando algo que esta sendo feito por eles e para eles.

Para hoje trouxemos duas atividades, primeiro uma produção textual, onde eles teriam que pegar elementos do livro (ficção) e traçar um paralelo com a vida real. O que acontece no livro e também está presente em nosso dia a dia?

Pra finalizar o dia, e como a maioria não está lendo o livro, trouxemos um caça-palavras com nomes de vários personagens e elementos do livro. O objetivo é faze-los conhecer melhor os personagens tornando mais fácil a fixação da história.

O dia hoje foi bastante produtivo, muito trabalho, mas todo o incentivo é válido diante da postura e falta de compromisso deles com as atividades propostas.

quarta-feira

Roda de conversa

Quarta, 3 de abril.


Na primeira aula os alunos tinham a recuperação, como foi dito anteriormente. Então aproveitamos para nos reunir lá no pátio do colégio mesmo, para discutir o projeto literário e acertar os últimos detalhes da atividade que faríamos na segunda aula.
Depois do intervalo organizamos a sala com as cadeiras formando uma imensa meia lua, eu e meus colegas iniciamos e conduzimos a discussão. Falávamos do livro Percy Jackson e para facilitar a conversa, e ir direto ao ponto, Jadson preparou três perguntas que seriam respondidas pela turma com base na sua leitura do livro até o capitulo quatro.

Qual seu plano para o futuro? Vocês já pararam para pensar no futuro? Profissional, família, estudos... Que adulto quer se tornar?
O que é ser herói pra você?Se você fosse um protagonista, seria um herói ou vilão?E o que seria ser herói e vilão nas pequenas coisas do dia a dia, relacionamento com os colegas da escola, em casa com a família? Os pequenos atos fazem diferença?
Qual a importância da amizade? A pergunta que teve a maior participação e todos disseram que, assim como Percy, valorizavam demais a amizade, sendo elas fundamentais para a vida de qualquer pessoa. Fiquei muito feliz por eles pensarem assim e espero que consigam ser amigo dos outros quando crescerem, já que amizade aos olhos de uma criança e totalmente diferente do conceito que temos quando adultos.

Ao contrário do que vem acontecendo, desta vez senti um pouco mais de interesse no projeto, mas é difícil não deixar de notar aqueles que não dão a mínima e por mais que a gente “puxe”, não participam de nada. Nosso desafio agora é descobrir uma maneira de motivar essa galera.

Revisão e dinâmica

Segunda, 01 de abril.

Hoje, na primeira aula, o professor Ricardo fez uma revisão para a turma já que a maioria tirou nota baixa na prova da semana passada. Algo que me chamou a atenção foi o fato de quê quase ninguém conseguiu atingir a média e praticamente toda a turma iria refazer a prova.

Depois do intervalo, tínhamos separado a aula para fazer alguma atividade relacionada ao projeto literário. Com muita dificuldade organizamos a turma de maneira que, reunidos em grupos, cada equipe ocupasse um canto da sala. Feito isso, pedimos que os alunos fizessem alguma atividade relacionada ao livro, do capítulo 1 ao 4. E sugerimos uma produção textual, tipo um resumo, de uma parte que eles tenham gostado ou talvez um desenho, mas eles estavam livres pra fazer qualquer outra coisa, desde que tivesse alguma relação, é claro.

Através desta atividade conseguimos fazer um analise da situação da turma para com o projeto. Exceto por um o outro, que está bem envolvido, o diagnostico é desanimador. Muitos não faziam a menor ideia do que fazer, boa parte deles sequer tinha pego o livro ou um pdf para fazer a leitura.
Foi então que percebemos o tamanho do desafio que tínhamos a frente. Não será fácil. Mas vamos aguardar otimistas como eles vão se saem daqui pra frente. 

terça-feira

Semana de provas.

Segunda, 25 de Março.

Nos dias 25 e 27 fomos liberados de nosso encontro no Onélia por conta das provas bimestrais de nossos alunos. O professor Ricardo, ao nos liberar, disse que não teríamos muito o que fazer, até mesmo porque os alunos seriam liberados assim que terminassem.

segunda-feira

Não houve aula...

20 de Março de 2019.

Por problemas de saúde na família o professor Ricardo não pôde comparecer ao colégio, então hoje cedo ele me ligou dispensando nossa turma do encontro de hoje.

terça-feira

Bia, Rondinelle e os livros.....

Quarta, 13 de Março.

A exemplo do que já vem sendo feito há algumas semanas, um dos principais focos da reunião de hoje foi a exposição da experiência de leitura dos pibidianos. Após um breve alinhamento feito pelos coordenadores Andréa e Luiz Fernando, a bolsista Beatriz compartilhou conosco suas impressões, ou melhor, o retorno que teve dos alunos do Onélia ao conversar com eles sobre seus livros (seu gosto literário). Ela falou o que eles acharam, alguns demonstraram bastante interesse, outros nem tanto, como era de se esperar e se mostrou bastante satisfeita com os resultados.

Tivemos, logo em seguida, uma breve discussão onde os bolsistas, coordenadores e supervisores também tiveram a oportunidade de expôr suas impressões e em seguida falamos um pouco sobre o projeto literário da escola.

Em fim, chegou minha vez. Hoje foi o dia da minha apresentação. Levei uma apresentação de slides bem simples, com umas imagens divertidas que me ajudaram a contar um pouco de minha relação com os livros. Já no início, fiz questão de deixar claro que não estava ali para impressionar ninguém, até mesmo porque se eu quisesse não teria meios para isso hehe, e que seria o mais sincero possível. E assim, o fiz!
Graças a Deus deu tudo certo, aparentemente os coordenadores ficaram bem satisfeito com a apresentação e o que eu mais gostei foi que alguns colegas participaram e me ajudaram falando dos livros que estava apresentando. O professor Ricardo também falou comigo no final da reunião, dizendo que também tinha gostado, o que é claro, me deixou bem feliz.
O bom desse trabalho foi que, me fez refletir muito sobre ninha bagagem literária, o que gosto, o que não, dificuldades e desafios. Realmente foi engrandecedor. Agora é só esperar a apresentação dos colegas, ansioso para conhecer a história de cada um.

domingo

No princípio era o Verbo.

Segunda, 11 de Março.

Como de costume, depois de um breve recesso por conta do feriadão de carnaval, nos encontramos mais uma vez no colégio Onélia Campelo, hoje apenas para acompanhar as duas aulas do professor Ricardo. O professor falou para seus alunos sobre os verbos no subjuntivo, ensinando-os a flexiona-los nos tempos presente, pretérito e futuro.

Uma aula bem tranquila, onde a maioria dos alunos se mostraram bastante participativos na hora de responder o exercício.

terça-feira

Reuniãozona

Quinta, 27 de fevereiro.

Hoje foi dia de "encontrão". Coordenadores, supervisores e bolsistas. Todos reunidos para mais um alinhamento.

Quem iniciou a reunião foi o Prof. Fernando, apresentando mais uma forma de divulgarmos nosso projeto, textos e informativos. Além dos blogs e das redes sociais, agora contaremos também com o QR Code, que será afixado no colégio e os alunos poderão escanear com seus smartfones tendo acesso à nossas mídias.

Em seguida as alunas Letícia e Valquissandra nos contaram como tinha sido suas experiências em relação as apresentações (experiência de leitura) para os alunos do Onélia Campelo. Durante a fala das pibidianas vários colegas e também os supervisores fizeram contribuições, relatando suas impressões.

Ainda estava marcado, para esta reunião, que eu e Beatriz apresentássemos as nossas experiências de leitura, mas como a apresentação das meninas tomou quase todo tempo da reunião, devido ao grande número de participações de nossos colegas, acabou que não deu tempo e apenas a Béa se apresentou, enquanto a minha apresentação, possivelmente, será no próximo encontro.

Beatrix fez uma ótima apresentação. De forma bem descontraída, ela nos falou de sua entrada no mundo da leitura através dos gibis da turma da Mônica e de seu gosto pelo universo dos HQs e animes como Naruto e moonlight por exemplo. Falou também de seu grande apreço por personagens femininas e coleções como Trono da Vida e Percy Jackson.


Projeto Literário

Segunda, 25 de fevereiro.

A novidade da aula de hoje ficou por conta do início do projeto literário, onde a principal atividade foi a escolha do livro que trabalharíamos. Semana passada, quando falamos sobre o projeto, pedimos aos alunos que trouxessem sugestões de livros e eles atenderam nosso pedido, o resultado foi surpreendente, tínhamos então uma lista com mais de quinze livros dos mais variados gêneros, dentre os quais, o escolhido foi "Eu sou Malala". Livro que tinha sido apresentado a turma instantes antes por nossa colega Letícia Vita, o que causou uma pequena discórdia na turma porque parte dela dizia que os que escolheram o livro foram muito influenciado. Mas não foi nada que vinhe-se a atrapalhar o bom andamento do projeto.


 Os alunos ficaram bem empolgados, o que além de nos surpreender nos alegrou bastante. Após a escolha do livro pedimos para que eles se dividissem em equipes e escolhessem o que cada grupo faria no projeto. Sugerimos que fizessem algo tipo: Musical ou dança, peça, cosplay, cartazes, fotos e qualquer outra coisa que servisse para apresentar o livro. Nosso objetivo é superar o projeto literário do ano passado.

segunda-feira

E.E.O.C e o PIBID-UFAL

Quarta-feira, 20 de fevereiro.

A nossa reunião semanal teve se início com a apresentação do projeto E.E.O.C e o PIBID-UFAL. Após esta apresentação iniciamos um longa e proveitosa discussão, coordenadores, supervisores e bolsistas expuseram suas experiências e ponto de vista, visando melhorias no projeto e uma melhor interação com os alunos do colégio.

Em seguida a aluna Letícia Vita, atendendo um pedido da professara Andréa, falou um pouco sobre sua experiencia com leitura a exemplo do que faremos futuramento na escola, o destaque de sua apresentação ficou por conta da leitura da resenha de sua autoria, onde ela fala do livro "Eu sou malala", que segundo a Letícia, foi através desse livro que seu interesse pela literatura aumentou consideravelmente.

Ainda contamos com a apresentação da aluna Valquissandra, que também nos expôs sua experiencia com a literatura, e ao contrário da maioria de nós, seu gosto precoce pelo hábito de ler. Para finalizar o professor Fernando pediu para que alguns bolsistas se candidatar-se a fazer sua apresentação próxima semana. Eu fui um deles, e contarei um pouco sobre minha experiencia com a leitura infantojuvenil, possivelmente falando dos livros o orfanato da Sta Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e O pequeno príncipe de Antoine De Saint-Exupery.

Expectativas e início dos trabalhos.

Quarta-feira, 20 de fevereiro.

Hoje, na aula, o professor Ricardo queria saber se tínhamos alguma contribuição, mas tínhamos combinado com nossos coordenadores na reunião passada que seria feito uma reunião entre eles, Andréa e Luiz Fernando, e os professores do Onélia, para ajustar os últimos detalhes do projeto e só então definir nossas atribuições. Assim informamos ao professor Ricardo.

Depois dessa conversa a aula seguiu normalmente. O professor passou um exercício onde os alunos teriam que identificar nas palavras escritas com "X" quais tinham som de S, SS, CH ou CS. No segundo momento o professor Ricardo deu continuidade a atividade de produção textual da aula anterior, depois alguns alunos exibiram seus textos e foram feitas as devidas correções.

Dissertação...

Quarta, 18 de fevereiro.

Para aula de hoje o professor Ricardo preparou uma produção textual, uma dissertação para ser mais exato.
Um coisa que chamou minha atenção foi que o professor preparou um cartaz com os passos para fazer uma boa dissertação. Já tinha visto vários feito por alunos, mas pelo professor, esse foi o primeiro. Achei bem interessante, na falta de um data show, problema resolvido rsrs.


Depois de ouvir as explicações os alunos começaram a fazer a atividade que consistia em fazer a introdução do texto sob o título: Diversidade e respeito as diferenças. A pedido do professor Ricardo tive a oportunidade de falar um pouco com os alunos sobre minha experiência com dissertação. Foi meu primeiro contato direto com eles e uma experiência muito boa que me motivou a querer ajuda-los mais. Estou gostando muito dessa turma, eles são bem legais.
Para encerrar a aula, os alunos fizeram a leitura de seus textos, uns por vontade própria e outros por livre e espontânea pressão.

sábado

Projeto PIBID UFAL 2019, primeiro contato.

Quarta-feira, 13 de fevereiro.

Nos encontramos mais uma vez na FALE para nossa reunião semanal, em pauta desta vez tínhamos apresentação de nosso projeto para o ano de 2019, finalmente conheceríamos nossas atribuições na escola junto com nossos supervisores. Apresentação foi feita pelo professor Luis Fernando, que em clima de descontração, nos passou alguns detalhes do projeto. Projeto todo pautado em cima das "Narrativas Transmídia" onde poderíamos trabalhar com livros, filmes, jogos, fanfics, comics, entre outros.

Ainda destaco da reunião:
  • Encontrar "outras portas" para entrar no mundo da leitura.
  • Projeto elaborado com transmídia a partir dos dados do levantamento etnográfico.
  • Conte sua história, como nós entramos no mundo da leitura.
  • A importância da participação dos alunos no projeto .

Mas a final, o que é transmídia?

Transmídia, do inglês transmedia, significa conteúdo que se sobressai a uma mídia única. Na prática, significa que as diferentes mídias transmitirão variados conteúdos para o público de forma que os meios se complementem, pois se o público utilizar apenas um canal terá apenas a mensagem parcial do assunto em questão, já que a transmídia induz ao ato de contar histórias através de várias mídias, com um conteúdo específico para cada uma.
Fonte: Wikipédia

sexta-feira

Onélia Campelo, conhecendo nossa nova turma.

Nesta quarta, dia 13 de fevereiro, nos reencontramos com o professor Ricardo e conhecemos a turma que trabalharemos neste ano. Trata-se do 9° ano C vespertino, do Colégio Estadual Onelia Campelo. Uma turma muito grande por sinal, se quer tinha lugar para sentarmos, nós bolsistas, estávamos em cinco pessoas lá e eu e Jadson acabamos ficando em pé, a sala acomoda tranquilamente 40 alunos, mas tinha um pouco mais que isso, de maneira que as cadeiras dos alunos tinham que ficar bem juntinha umas das outras.

Como ainda estamos bem no início das aulas e em fase de ajustes finais de nosso projeto, nossa única atribuição do dia era acompanhar a aula do professor Ricardo. A aula foi uma produção textual, onde já havia um início para a história e os alunos teriam que concluí-la, e depois alguns alunos foram a frente fazer a leitura de seus textos, que ficaram muito bons e fiquei até um pouco surpreso com a criatividade deles. Foi um ótimo exercício.

Terminada a aula nos dirigimos rapidamente para a UFAL porque ainda tínhamos nossa reunião pela frente.

quarta-feira

Ainda sobre o quadro de resumo...




Grupo formado, mãos a obra!!!


Então... Como dito anteriormente, os alunos do PIBID foram incumbidos de fazer o quadro de resumo etnográfico. E assim o fizemos, as 17 horas nos encontramos em nossa sala e formamos os grupos, daí alguém teve a ideia de selecionarmos de nossas postagens algun(s) destaque e ir montando um grande quadro. O trabalho "na real" ficou bem descontraido, e o resultado foi muito bom. Vejam!!



Infraestrutura física da escola:
Pessoal:
Projeto Pedagógico:
Relações Interpessoais:
“Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.

 Dados obtidos: 


A escola possui 1 laboratório de informática com internet.
Quem assume a secretaria é o diretor adjunto

A escola é composta por 15 salas de aula.

2 laboratórios.

Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.

 10 banheiros.

1 quadra poliesportiva.

1 pátio.

Não há praça.

 3 áreas de convivência.

Há carência em relação a iluminação.”
“2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador

7 colaboradores assumem os serviços gerais.

8 merendeiras.

4 vigias.

Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo o Censo de 2017, a escola tem 1516 alunos distribuídos em 32 turmas. O ensino fundamental tem 770 alunos do o 6° ao 9° ano, o ensino médio do 1° ao 3° ano tem 347 alunos e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) tem 399 alunos.”
“Segundo ele (coordenador pedagógico), o PPP é antigo e não tem uma metodologia e nem teorias que levam a prática, sendo formado apenas pelo diagnóstico. O projeto encontra-se em processo de mudança, na qual a coordenação está revendo algumas teorias como: a do materialismo histórico-dialética, do Karl Marx; a teoria do objeto proximal, do Vygotsky; e sobre os aspectos socioculturais dos conteúdos, por Libâneo.” 

•ATIVIDADES EXTRACLASSE
1-Projeto de Leitura - uma vez ao ano;
2-Feira de Conhecimento - uma vez ao ano;
3-Jogos Internos - uma vez ao ano;
4- Dia da Família.

Os alunos sentem falta de excursões, como viagens, visitas à museus, parques e praças.”
“Em relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação.”

VISÃO DOS ALUNOS
“A relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando precisam de ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta de diálogo entre as partes.”



Depois de um certo tempo de projeto é muito bom ter experiencias novas, e hoje foi uma tarde  bem diferente.

Resumo etnográfico, trabalhos e mais um dia de PIBID...

Ainda não começamos nossas atividades no colégio Onélia Campelo, no entanto continuamos trabalhando bastante em preparação para o ano de 2019. Nossos coordenadores tem nos fornecido muito material para leitura, seguidos das palestras em nossas reuniões, discussões e etc...
Assim estamos nos formando e nos informando cada vez mais.

E hoje não será diferente, teremos, além de nosso compromisso com o blog, um encontro na FALE onde faremos um resumo etnográfico, o bom é que dessa vez trabalharemos em equipe, o que tornará a atividade bem mais agradável.

sexta-feira


PIBID 2019.0


Uma reunião muito proveitosa, Como esperado, já que marcou o início de nossas atividades para este ano de 2019. Finalmente conhecemos o novo bolsista, Jadson. Em seguida, após uma breve apresentação, a professora Andréia começou a falar sobre o principal assunto da reunião, os documentos da BNCC e falou também sobre PCN. Reconheci a importância dos referidos documentos e a necessidade de me aprofundar mais.

O professor Luiz Fernando nos contou um pouco sobre os planos para 2019, já com base no levantamento etnográfico, expondo idéias a serem aprovadas (segundo ele) pelos coordenadores e por nós.

O encerramento da reunião ficou por conta dos “enaliquianos”, professora Andréia rsrs. Nossos colegas nos contaram suas experiências e trouxeram para nós um pouco do que rolou no ENALIC, foi bem legal.

Nossas atividades no colégio só começam em fevereiro, mas até lá tem muito trabalho a por em dia, meu Deuss kkkkk. Então, mãos a obra!

Reunião, ERELIC e andamento do projeto.

Quarta, 23 de Outubro. A primeira parte da reunião de hoje foi dedicada ao ERELIC - Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste. A...