Grupo formado, mãos a obra!!!
Então... Como dito anteriormente, os alunos do PIBID foram incumbidos de fazer o quadro de resumo etnográfico. E assim o fizemos, as 17 horas nos encontramos em nossa sala e formamos os grupos, daí alguém teve a ideia de selecionarmos de nossas postagens algun(s) destaque e ir montando um grande quadro. O trabalho "na real" ficou bem descontraido, e o resultado foi muito bom. Vejam!!
Infraestrutura
física da escola:
|
Pessoal:
|
Projeto
Pedagógico:
|
Relações
Interpessoais:
|
“Começamos
nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola
Estadual Onélia Campelo.
Dados
obtidos:
A
escola possui 1 laboratório de informática com internet.
Quem
assume a secretaria é o diretor adjunto
A
escola é composta por 15 salas de aula.
2
laboratórios.
Há
uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.
10
banheiros.
1
quadra poliesportiva.
1
pátio.
Não
há praça.
3
áreas de convivência.
Há
carência em relação a iluminação.”
|
“2
diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador
7 colaboradores assumem os serviços gerais.
8 merendeiras.
4 vigias.
Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos
matutino, vespertino e noturno. Segundo o Censo de 2017, a escola tem 1516
alunos distribuídos em 32 turmas. O ensino fundamental tem 770 alunos do o 6°
ao 9° ano, o ensino médio do 1° ao 3° ano tem 347 alunos e o Ensino de Jovens
e Adultos (EJA) tem 399 alunos.”
|
“Segundo ele (coordenador pedagógico), o PPP é antigo e não tem uma
metodologia e nem teorias que levam a prática, sendo formado apenas pelo
diagnóstico. O projeto encontra-se em processo de mudança, na qual a
coordenação está revendo algumas teorias como: a do materialismo
histórico-dialética, do Karl Marx; a teoria do objeto proximal, do
Vygotsky; e sobre os aspectos socioculturais dos conteúdos, por Libâneo.”
“•ATIVIDADES EXTRACLASSE
1-Projeto de Leitura - uma vez ao ano;
2-Feira de Conhecimento - uma vez ao ano;
3-Jogos Internos - uma vez ao ano;
4- Dia da Família.
Os alunos sentem falta de excursões, como viagens, visitas à museus,
parques e praças.”
|
“Em
relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo
docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são
pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As
questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu
várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação.”
VISÃO DOS ALUNOS
“A
relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando
precisam de ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos
coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta
de diálogo entre as partes.”
|
Depois de um certo tempo de projeto é muito bom ter experiencias novas, e hoje foi uma tarde bem diferente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário