segunda-feira

E.E.O.C e o PIBID-UFAL

Quarta-feira, 20 de fevereiro.

A nossa reunião semanal teve se início com a apresentação do projeto E.E.O.C e o PIBID-UFAL. Após esta apresentação iniciamos um longa e proveitosa discussão, coordenadores, supervisores e bolsistas expuseram suas experiências e ponto de vista, visando melhorias no projeto e uma melhor interação com os alunos do colégio.

Em seguida a aluna Letícia Vita, atendendo um pedido da professara Andréa, falou um pouco sobre sua experiencia com leitura a exemplo do que faremos futuramento na escola, o destaque de sua apresentação ficou por conta da leitura da resenha de sua autoria, onde ela fala do livro "Eu sou malala", que segundo a Letícia, foi através desse livro que seu interesse pela literatura aumentou consideravelmente.

Ainda contamos com a apresentação da aluna Valquissandra, que também nos expôs sua experiencia com a literatura, e ao contrário da maioria de nós, seu gosto precoce pelo hábito de ler. Para finalizar o professor Fernando pediu para que alguns bolsistas se candidatar-se a fazer sua apresentação próxima semana. Eu fui um deles, e contarei um pouco sobre minha experiencia com a leitura infantojuvenil, possivelmente falando dos livros o orfanato da Sta Peregrine para crianças peculiares, de Ranson Riggs, e O pequeno príncipe de Antoine De Saint-Exupery.

Expectativas e início dos trabalhos.

Quarta-feira, 20 de fevereiro.

Hoje, na aula, o professor Ricardo queria saber se tínhamos alguma contribuição, mas tínhamos combinado com nossos coordenadores na reunião passada que seria feito uma reunião entre eles, Andréa e Luiz Fernando, e os professores do Onélia, para ajustar os últimos detalhes do projeto e só então definir nossas atribuições. Assim informamos ao professor Ricardo.

Depois dessa conversa a aula seguiu normalmente. O professor passou um exercício onde os alunos teriam que identificar nas palavras escritas com "X" quais tinham som de S, SS, CH ou CS. No segundo momento o professor Ricardo deu continuidade a atividade de produção textual da aula anterior, depois alguns alunos exibiram seus textos e foram feitas as devidas correções.

Dissertação...

Quarta, 18 de fevereiro.

Para aula de hoje o professor Ricardo preparou uma produção textual, uma dissertação para ser mais exato.
Um coisa que chamou minha atenção foi que o professor preparou um cartaz com os passos para fazer uma boa dissertação. Já tinha visto vários feito por alunos, mas pelo professor, esse foi o primeiro. Achei bem interessante, na falta de um data show, problema resolvido rsrs.


Depois de ouvir as explicações os alunos começaram a fazer a atividade que consistia em fazer a introdução do texto sob o título: Diversidade e respeito as diferenças. A pedido do professor Ricardo tive a oportunidade de falar um pouco com os alunos sobre minha experiência com dissertação. Foi meu primeiro contato direto com eles e uma experiência muito boa que me motivou a querer ajuda-los mais. Estou gostando muito dessa turma, eles são bem legais.
Para encerrar a aula, os alunos fizeram a leitura de seus textos, uns por vontade própria e outros por livre e espontânea pressão.

sábado

Projeto PIBID UFAL 2019, primeiro contato.

Quarta-feira, 13 de fevereiro.

Nos encontramos mais uma vez na FALE para nossa reunião semanal, em pauta desta vez tínhamos apresentação de nosso projeto para o ano de 2019, finalmente conheceríamos nossas atribuições na escola junto com nossos supervisores. Apresentação foi feita pelo professor Luis Fernando, que em clima de descontração, nos passou alguns detalhes do projeto. Projeto todo pautado em cima das "Narrativas Transmídia" onde poderíamos trabalhar com livros, filmes, jogos, fanfics, comics, entre outros.

Ainda destaco da reunião:
  • Encontrar "outras portas" para entrar no mundo da leitura.
  • Projeto elaborado com transmídia a partir dos dados do levantamento etnográfico.
  • Conte sua história, como nós entramos no mundo da leitura.
  • A importância da participação dos alunos no projeto .

Mas a final, o que é transmídia?

Transmídia, do inglês transmedia, significa conteúdo que se sobressai a uma mídia única. Na prática, significa que as diferentes mídias transmitirão variados conteúdos para o público de forma que os meios se complementem, pois se o público utilizar apenas um canal terá apenas a mensagem parcial do assunto em questão, já que a transmídia induz ao ato de contar histórias através de várias mídias, com um conteúdo específico para cada uma.
Fonte: Wikipédia

sexta-feira

Onélia Campelo, conhecendo nossa nova turma.

Nesta quarta, dia 13 de fevereiro, nos reencontramos com o professor Ricardo e conhecemos a turma que trabalharemos neste ano. Trata-se do 9° ano C vespertino, do Colégio Estadual Onelia Campelo. Uma turma muito grande por sinal, se quer tinha lugar para sentarmos, nós bolsistas, estávamos em cinco pessoas lá e eu e Jadson acabamos ficando em pé, a sala acomoda tranquilamente 40 alunos, mas tinha um pouco mais que isso, de maneira que as cadeiras dos alunos tinham que ficar bem juntinha umas das outras.

Como ainda estamos bem no início das aulas e em fase de ajustes finais de nosso projeto, nossa única atribuição do dia era acompanhar a aula do professor Ricardo. A aula foi uma produção textual, onde já havia um início para a história e os alunos teriam que concluí-la, e depois alguns alunos foram a frente fazer a leitura de seus textos, que ficaram muito bons e fiquei até um pouco surpreso com a criatividade deles. Foi um ótimo exercício.

Terminada a aula nos dirigimos rapidamente para a UFAL porque ainda tínhamos nossa reunião pela frente.

quarta-feira

Ainda sobre o quadro de resumo...




Grupo formado, mãos a obra!!!


Então... Como dito anteriormente, os alunos do PIBID foram incumbidos de fazer o quadro de resumo etnográfico. E assim o fizemos, as 17 horas nos encontramos em nossa sala e formamos os grupos, daí alguém teve a ideia de selecionarmos de nossas postagens algun(s) destaque e ir montando um grande quadro. O trabalho "na real" ficou bem descontraido, e o resultado foi muito bom. Vejam!!



Infraestrutura física da escola:
Pessoal:
Projeto Pedagógico:
Relações Interpessoais:
“Começamos nossa coleta de dados fazendo uma entrevista com a diretora da Escola Estadual Onélia Campelo.

 Dados obtidos: 


A escola possui 1 laboratório de informática com internet.
Quem assume a secretaria é o diretor adjunto

A escola é composta por 15 salas de aula.

2 laboratórios.

Há uma biblioteca (funciona os três turnos), porém não há um bibliotecário.

 10 banheiros.

1 quadra poliesportiva.

1 pátio.

Não há praça.

 3 áreas de convivência.

Há carência em relação a iluminação.”
“2 diretores e 2 coordenadores sendo 1 pedagógico e outro articulador

7 colaboradores assumem os serviços gerais.

8 merendeiras.

4 vigias.

Tem uma equipe docente de 56 professores distribuídos pelos turnos matutino, vespertino e noturno. Segundo o Censo de 2017, a escola tem 1516 alunos distribuídos em 32 turmas. O ensino fundamental tem 770 alunos do o 6° ao 9° ano, o ensino médio do 1° ao 3° ano tem 347 alunos e o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) tem 399 alunos.”
“Segundo ele (coordenador pedagógico), o PPP é antigo e não tem uma metodologia e nem teorias que levam a prática, sendo formado apenas pelo diagnóstico. O projeto encontra-se em processo de mudança, na qual a coordenação está revendo algumas teorias como: a do materialismo histórico-dialética, do Karl Marx; a teoria do objeto proximal, do Vygotsky; e sobre os aspectos socioculturais dos conteúdos, por Libâneo.” 

•ATIVIDADES EXTRACLASSE
1-Projeto de Leitura - uma vez ao ano;
2-Feira de Conhecimento - uma vez ao ano;
3-Jogos Internos - uma vez ao ano;
4- Dia da Família.

Os alunos sentem falta de excursões, como viagens, visitas à museus, parques e praças.”
“Em relação a convivência entre a coordenação, secretaria, funcionários e corpo docente. Segundo o coordenador da escola, ela é ótima e os problemas são pontuais. Quando há problemas os professores são chamados a atenção. As questões pertinentes à escola são resolvidas por meio do diálogo. E já aconteceu várias vezes dos professores serem devolvidos à Secretaria de Educação.”

VISÃO DOS ALUNOS
“A relação entre os alunos e coordenadores é bem complicada, pois quando precisam de ajuda, nem sempre são atendidos com cordialidade pelos coordenadores. Sempre com arrogância e superioridade. Existe uma clara falta de diálogo entre as partes.”



Depois de um certo tempo de projeto é muito bom ter experiencias novas, e hoje foi uma tarde  bem diferente.

Resumo etnográfico, trabalhos e mais um dia de PIBID...

Ainda não começamos nossas atividades no colégio Onélia Campelo, no entanto continuamos trabalhando bastante em preparação para o ano de 2019. Nossos coordenadores tem nos fornecido muito material para leitura, seguidos das palestras em nossas reuniões, discussões e etc...
Assim estamos nos formando e nos informando cada vez mais.

E hoje não será diferente, teremos, além de nosso compromisso com o blog, um encontro na FALE onde faremos um resumo etnográfico, o bom é que dessa vez trabalharemos em equipe, o que tornará a atividade bem mais agradável.

Reunião, ERELIC e andamento do projeto.

Quarta, 23 de Outubro. A primeira parte da reunião de hoje foi dedicada ao ERELIC - Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste. A...