segunda-feira

Levantamento etnográfico

Como mencionado anteriormente, este levantamento está sendo fundamental para entender melhor como funciona uma escola, como os profissionais da educação se relacionam entre si e também com os alunos. Realmente não é uma tarefa muito simples.

Mas vamos ao que nos interessa...

A escola Onélia Campello tem aproximadamente 1500 alunos distribuídos em 15 salas de aula nos três turnos; Atualmente são 2 diretores responsáveis que contam com a ajuda de 1 coordenador pedagógico e 1 coordenador articulador, esse ultimo estabelece a ligação entre a escola, a secretaria e os alunos (se entendi bem). No momento o diretor adjunto é o responsável pela secretaria, solução encontrada pra suprir a carência deste cargo. 2 professores que estão como apoio pedagógico fecham a coordenação; A escola conta ainda com 56 professores, 1 coordenador da sala de recursos e 6 professores que acompanham os alunos especiais, 7 auxiliares de serviços gerais,  8 merendeiras,  5 agentes administrativos,  4 porteiros. A segurança da escola fica por conta do sistema de vigilância eletrônica.
          A escola possui 1 biblioteca, 1 laboratório de informática e 1 de ciências, 1 sala de recursos, 1 auditório, 1 quadra de esportes, 10 banheiros. No espaço reservado a coordenação tem a sala da diretora, 1 sala de coordenação, que é onde ficam as chaves do colégio, e duas salas grandes, sendo uma pra reuniões e a outra é a sala dos professores.

       A escola apresenta alguns problemas estruturais, uma reforma nos banheiros dos alunos e uma pintura seriam bem vindos, mas com certeza a maior urgência é a parte elétrica, muito desgastada e nunca passou por uma grande manutenção, sendo mantida apenas com alguns pequenos reparos. Segundo a diretora além dos riscos é frenquente a queima de lâmpadas, gerando o custo desnecessário.



       A maioria dos alunos dizem gostar bastante de estudar no Onélia e que o ensino de lá e bem melhor que as experiências vividas por eles anteriormente, e este seria um dos motivos pelos quais não trocariam de colégio pra estudar em outra escola publica.

quinta-feira

A minha turma

Quarta-feira passada, nos encontramos mais uma vez para continuar nossas atividades na escola.
A proposta era terminar a coleta de dados e concluir o diagnóstico etnográfico. No entanto, antes, fomos assistir a aula do professor Ricardo. Aula de produção textual, onde os alunos inventaram uma notícia, escreveram o texto e depois, de forma bem descontraída, foram a frente da sala e fizeram a leitura.

Terminado esse primeiro momento, fomos continuar nosso levantamento e conhecer mais um pouco a Escola Onélia Campello. E é justamente sobre isso que mais quero falar hoje.



Primeiro conhecemos a biblioteca, até então só sabíamos de sua existência sem ter tido ainda a oportunidade de conhece-la.

Local simples, o acervo não é grande, é bonita, espaçosa e climatizada. Enquanto estávamos lá vários alunos foram devolver livros, acredito que a biblioteca seja bastante utilizada.  

Enquanto fazíamos as observações, partilhávamos nossas impressões.

Duas coisas me chamaram a atenção: Realmente estamos aprendendo muito sobre o dia-a-dia de uma escola, e isso é ótimo. E a segunda é que nosso grupo está cada vez mais entrosado, estamos nos dando muito bem, e tem sido cada vez melhor passar as tardes com eles.

São pessoas divertidas que estão sempre rindo de alguma coisa, até quando estão reclamando de algo, o fazem (e fazem pouco) sempre "tirando onda" da situação. Somos muito, mais muito diferentes uns dos outros, e essa é a melhor parte, assim podemos contribuir mais com o projeto. Somando nossas diferenças. Já que o projeto é longo, serão 2 anos praticamente, me considero com sorte de ter pessoas tão legais ao meu lado. Eles são realmente especiais, cada um com sua história, sonhos e lutas diárias, verdadeiros guerreiros. Espero que todos permaneçam até o fim e alcancem seus objetivos.



Não é uma equipe, nem apenas mais um grupo no whats. São meus amigos!!

Reunião, ERELIC e andamento do projeto.

Quarta, 23 de Outubro. A primeira parte da reunião de hoje foi dedicada ao ERELIC - Encontro Regional das Licenciaturas do Nordeste. A...